top of page

BIOGRAFIA//

 O INÍCIO 

Nascido em São Paulo, foi no bairro da Vila Mariana que cresceu e se desenvolveu como músico, participando principalmente de projetos voltados à música brasileira e suas raízes. Desde 1997 se apresenta no cenário musical paulistano, trazendo no seu repertório a influência da música brasileira e seus ritmos. Atualmente mora em Santos-SP e realiza shows no litoral e na capital paulista.

 O MULTI-INSTRUMENTISTA 

 

Como percussionista, gravou recentemente uma live sobre Bateria de Escola de Samba, contemplada no Edital do PROAC da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Durante 10 anos Paulinho Pires foi mestre de bateria de blocos de carnaval na cidade de São Paulo e foi cinco vezes ao Anhembi como ritmista de escolas de samba do grupo especial - Leandro de Itaquera, Acadêmicos do Tucuruvi e Gaviões da Fiel. Atualmente é ritmista da Bateria Balanço Verde e Rosa da Escola de Samba União Imperial de Santos e integrante do Bloco Doentes da Sapucaí, que exalta e mantém viva a cultura do samba-enredo.

 

Com sua voz, as percussões, o violão e o cavaquinho, já se apresentou com artistas do Samba:

Geovana, Carica Sensação, Neguinho da Beija Flor, Zé Katimba, Raquel Tobias, Barnadete, Nei Silva, Quinho do Salgueiro, Sombrinha, Comunidade Samba da Pracinha, Rixxa da Portela, Evandro Malandro, Intérprete Nego, Maurício Pito, Guilherme Lacerda, Batalhão da Vagabundagem, Coletivo Sindicato do Samba, entre outros. Além disso, atua como profissional instrutor de percussão, violão e cavaquinho em São Paulo e Santos. 

 RODA DE SAMBA 

 

Atualmente Paulinho Pires se apresenta em eventos particulares, casas de shows e bares com a sua Roda de Samba e no formato Voz e Violão. Tem como principais características a grande interação com público e a variedade de repertório, passando por todos os ritmos e estilos da música brasileira. Nas noites de SP seu som já percorreu casas e eventos do cenário musical da cidade como: Samba do Sol, Jai Club, Bar Brahma, Shopping Santa Cruz, Bar "Eu, tu Eles", Bar Samba, Joquey Clube, além de apresentações no Palacete Conde Sarzedas, Tênis Clube Paulista, Ipê Clube, Complexo Esportivo Mané Garrincha, Festa de 450 anos de SP na Av. 23 de Maio, Casa de Cultura do Tremembé, Casa de Cultura M'Boi Mirim, Centro Cultural Vila Itororó, entre outros.

 O COMPOSITOR 

 

A primeira canção foi escrita em 2010 e de lá pra cá Paulinho Pires coleciona cerca de 40 canções que trafegam pelo samba e pela música brasileira. Em 2024 lançará ao mundo algumas músicas autorais que trazem a identidade poética do artista, espalhando brasilidade onde passa. Com a participação de grandes nomes do cenário do samba, Paulinho Pires acredita muito nas mensagens e no poder transformador das suas músicas.

 

Para Paulinho Pires, "A música é o retrato do compositor como artista da vida".

bottom of page